Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Leiria Posiciona-se para Liderar na Indústria da Defesa com Novo Plano Estratégico

Estratégia & Negócios

Leiria Posiciona-se para Liderar na Indústria da Defesa com Novo Plano Estratégico

21 Outubro 2025

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria anunciou, dia 15 de outubro, o avanço de um Plano Estratégico para a Indústria da Defesa. A iniciativa visa capitalizar a robusta capacidade industrial da região, especialmente no setor dos moldes, para posicionar o território numa área que a Europa classificou como prioritária.


Em declarações após a última reunião da CIM deste mandato, Gonçalo Lopes, sublinhou a “importância que a região representa no setor industrial, para poder dar esse contributo ao nível do país”. Destacou a necessidade urgente de “obter financiamento para empresas dos mais diversos setores, em especial os moldes, poderem alavancar os seus negócios nesta área que a Europa colocou como prioritária”.


A reunião, realizada em Regueira de Pontes, Leiria, contou com a presença de autarcas da região, da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, e do secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, evidenciando o apoio institucional ao projeto.


Gonçalo Lopes, também presidente da Câmara de Leiria, enfatizou a diversidade e capacidade de adaptação da indústria regional, mencionando a Tekever (fabricante de drones) como um exemplo do "know-how" existente. "Este é um desígnio da Europa e de Portugal, e, existindo essa capacidade instalada, temos aqui uma oportunidade importante para podermos adaptar a indústria a esta nova tendência", afirmou, realçando o apoio da NERLEI CCI e de "setores chaves, como os moldes".


Isabel Damasceno evidenciou a relevância da defesa para a Europa e o potencial da região de Leiria. "A nossa região tem condições instaladas para poder ser aqui um peso grande nesta indústria da defesa, porque o setor dos moldes é muito importante para a área da defesa e temos um setor de moldes instaladíssimo e com uma enorme qualidade técnica", referiu. A presidente da CCDRC revelou que, com a reprogramação dos fundos comunitários, a defesa se tornou uma prioridade, havendo uma dotação inicial de 15 milhões de euros para empresas, passível de reforço.


Hélder Reis, por sua vez, saudou a iniciativa da CIM, classificando-a como um "bom princípio". O secretário de Estado apontou que o plano permite à região alinhar-se com "prioridades nacionais e europeias" e "revitalizar setores de atividade", como o dos moldes, que enfrentam constrangimentos devido a cenários internacionais como a guerra e políticas comerciais agressivas. Reis destacou ainda a capacidade do setor de moldes "contribuir para outras áreas de produção" que beneficiam a defesa, aguardando agora o detalhe do plano para o enquadrar na estratégia nacional de defesa.


A CIM da Região de Leiria é composta pelos municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós. A expectativa é que este plano estratégico dinamize a economia local e fortaleça a contribuição da região para a segurança e inovação a nível nacional e europeu.






fonte:  https://eco.sapo.pt/2025/10/15/regiao-de-leiria-avanca-com-plano-estrategico-para-a-industria-da-defesa/