Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Exportações de componentes automóveis permanecem em ascensão

Economia & Mercados

Exportações de componentes automóveis permanecem em ascensão

27 Setembro 2023

De acordo com um comunicado da AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, as exportações de componentes automóveis cresceram 11 % em julho, comparativamente ao período homólogo, tendo atingido o marco dos 980 milhões de euros.


Os dados demonstram que este valor representa uma subida pelo 15.º mês consecutivo, e a tendência de crescimento também se reflete em matéria de acumulado, em que as exportações ultrapassaram os 7340 milhões de euros até julho, equivalendo a um aumento de 19,6 % face ao mesmo período de 2022.


Ainda segundo a mesma entidade, Espanha mantém-se como o principal cliente dos componentes nacionais (28,6 %) e embora os mercados marroquino e austríaco não se manifestarem como significativos (1,5 % e 1,3 %, respetivamente), são os mercados que, do top 15, mais se destacam, com um aumento de 44 % relativamente a 2022. Ainda sobre o top 15, registaram-se aumentos nas exportações para todos os países, à exceção dos Estados Unidos, em que se observou uma queda de 16,2 %. Esta evolução sucede ao mesmo tempo que o mercado automóvel na Europa cresce, sinalizando que a indústria portuguesa de componentes para automóveis continua com um ritmo de crescimento acima do mercado europeu, estando a ganhar quota do mercado.


A indústria de componentes para automóveis em Portugal agrega cerca de 350 empresas e emprega diretamente 63.000 pessoas. Fatura 13 mil milhões de Euros (ano 2022), com uma quota de exportação superior a 83 %.


Em termos de importância na economia nacional, representa 5,4 % do PIB, 9,1 % do emprego da indústria transformadora, 12 % do valor acrescentado bruto da indústria transformadora, 14 % das exportações nacionais de bens transacionáveis e 16,6 % do investimento total da indústria transformadora.


LER MAIS >>>