
Transformação Digital e Investigação Académica dão nova vida à Indústria
A indústria de injeção de plásticos está a consolidar-se como um (...)
07 Outubro 2025
24 Julho 2020
Manufatura Aditiva é o novo mestrado que tem início já este ano letivo, na Universidade de Aveiro. Desta forma, a instituição torna-se pioneira no nosso país na formação de profissionais nesta que é uma área emergente, seja na indústria de moldes, seja noutros sectores de atividade.
O novo curso resulta de uma oferta conjunta de três unidades orgânicas da Universidade de Aveiro: o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, o Departamento de Engenharia Mecânica e a Escola Superior Aveiro Norte. Na sua génese esteve a constatação de que é necessário «desenvolver programas de formação universitária (e até eventualmente outros) para aumentar o conhecimento, a consciencialização e educar a próxima geração de técnicos, trabalhadores e estudantes na utilização produtiva de tecnologias de fabrico aditivo, naturalmente gerando alguma atração social para tecnologias, processos de fabrico e formas de pensar o projeto em engenharia baseado em Manufatura Aditiva».
O mestrado é um programa de formação universitária, com dois anos de duração e acreditado para 25 vagas, que visa preparar a transformação tecnológica e formar engenheiros, investigadores e empreendedores na área do fabrico aditivo, desde o projeto à produção.