
Projeto Piloto demonstra viabilidade da Reciclagem Química para Plásticos Automóveis
Um projeto piloto de sucesso demonstrou a possibilidade da recicl (...)
13 Outubro 2025
06 Abril 2020
De moldes destinados à indústria automóvel para viseiras de combate ao novo coronavírus, foi assim que empresas como as do Grupo Iberomoldes, a Moldes RP, a RTJ Plásticos (Grupo TJ Moldes) e a Rapidtool reorientaram a sua atividade neste período de crise de saúde pública.
A produção em massa de viseiras contra a Covid-19 resultou de uma aliança estabelecida entre associações empresariais de Leiria e da Marinha Grande e o Instituto Politécnico de Leiria, e vai permitir a produção diária de duas mil viseiras, que serão entregues a profissionais de saúde, forças de segurança e trabalhadores de instituições sociais.
O modelo utilizado, adaptado com reengenharia de um outro pré-existente, é composto por uma peça em plástico rígido obtido através de um proceso de injeção, uma viseira em plástico transparente (PET), fabricada por corte, e uma fita flexível em PVC, resultado de um processo de extrusão.
Também do CDRsp - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (IPLeiria) estão a sair viseiras impressas em 3D.