
Projeto Piloto demonstra viabilidade da Reciclagem Química para Plásticos Automóveis
Um projeto piloto de sucesso demonstrou a possibilidade da recicl (...)
13 Outubro 2025
12 Março 2020
A criatividade é um elemento chave no momento de conceção de moldes, já que permite ultrapassar diversos desafios (imagine a criação de uma peça que serve múltiplos propósitos, ao invés de conceber apenas uma para cada objetivo). No entanto, é difícil ser-se criativo quando o material com que se trabalha é, por si, limitativo, como o metal, por exemplo.
É exatamente por esse motivo que se começam a explorar opções de conversão de metal para plástico (operação que não é totalmente nova na indústria automóvel), sobretudo tendo em conta que os moldes conseguem manter uma tensão à tração comparável, são mais leves, apresentam uma flexibilidade maior ao nível de design e reduzem custos globais de produção.
Com um design apropriado, o plástico consegue ter uma performance semelhante à dos elementos metálicos e tem, inclusivamente, substituído o metal em produtos industriais, automação e até de consumo doméstico, além de que confere uma maior variedade de opções de design para as equipas de desenho e engenharia.
Leia mais sobre esta conversão AQUI.