Nunca, como hoje, as pessoas ficaram tão pouco tempo nas empresas
Vasco Rosa Pires é consultor empresarial, fundador da VR2P, e a sua experiência leva-o a afirmar que (...)
24 Abril 2024
Selecione um produto / serviço
22 Julho 2021
Especializada em estruturas e acessórios para moldes, a Bormat foi fundada em 1997. Começou por desenvolver a sua atividade para o mercado nacional, no entanto, abraçou a internacionalização há 14 anos e, com a qualidade dos seus produtos, tem conquistado clientes por todo o mundo. Tem 46 colaboradores e olha o futuro com otimismo, planeando crescer e manter a aposta na excelência da sua atividade.
Foi nas instalações de um pequeno stand de motas, na Maceira (Leiria), que nasceu, em 1997, a Bormat. Desde então, a empresa acelerou a fundo rumo ao crescimento, sendo, hoje, uma referência na produção de estruturas e acessórios para moldes. Disponibiliza serviços de galgamento, furação profunda, maquinação CNC e retificação.
O fundador, Rui Matias, aplicou a sua experiência no ramo dos moldes para criar este projeto com o qual pretendia preencher uma lacuna e dar uma resposta mais eficaz na área específica das estruturas.
Conta ter começado com a aquisição de uma máquina CNC nova, tendo recebido, de oferta, uma mandriladora já antiga. Juntou-lhes uma retificadora e foi com estes equipamentos que produziu, nos primeiros tempos de atividade.
A qualidade do serviço que prestava permitiu à empresa ir crescendo, de forma consistente e gradual. Mudou de instalações para a zona da Martingança, onde ainda se mantém, num espaço construído de raiz e que tem vindo a crescer à medida das necessidades.
Conta Rui Matias que, nos primeiros dez anos, a Bormat dedicava a sua produção exclusivamente ao mercado nacional, prestando o seu serviço à indústria de moldes. Contudo, o empresário apercebeu-se que necessitava de mudar de estratégia para conseguir crescer como pretendia. Por isso, há 14 anos, deu início ao projeto de internacionalização. Hoje, o mercado internacional representa mais de 95%.
“Viajei muito, participei em muitas feiras e fui conseguindo conquistar clientes, muitos deles ainda se mantêm a trabalhar connosco”, conta.
A Bormat tem como principais mercados, atualmente, a Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Áustria, Espanha e França. Tem mais de quatro dezenas de clientes e desenvolve a sua atividade para vários sectores, não dependendo de nenhum em particular. Esta forma de atuar foi a escolha que, há vários anos, o fundador da empresa definiu como estratégia, evitando a dependência de uma única área. “Sempre me pareceu que depender de alguma indústria poderia ser perigoso. E temos o exemplo do peso que tem nos moldes a indústria automóvel e o quanto isso é complicado em momentos de crise”, afirma.
Texto: Helena Silva
Publicação: Revista Molde 130