Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Moldes RP participa em projeto para desenvolver, produzir e testar in vivo uma nova gama de implantes traqueobrônquicos

Projetos, Parcerias & Protocolos

Moldes RP participa em projeto para desenvolver, produzir e testar in vivo uma nova gama de implantes traqueobrônquicos

24 Novembro 2020

Traqueomalácia e traqueobroncomalácia são doenças que se caracterizam pela flacidez da cartilagem da traqueia ou da traqueia e dos brônquios, respetivamente. Esta flacidez da cartilagem leva ao colapso da árvore traqueobrônquica e quando o grau de estenose é elevado, isto é, quando a traqueia apresenta um elevado estreitamento, o paciente pode apresentar dificuldades em se alimentar ou até em respirar. Embora haja outras abordagens médicas possíveis, a colocação de implantes é a mais comum uma vez que é pouco invasiva e apresenta bons resultados a longo prazo quando comparada com outras técnicas cirúrgicas. Atualmente, existem diversos implantes em silicone no mercado. Os implantes em silicone, embora sejam os mais usados, devido à sua maior taxa de sucesso e à fácil aplicação e remoção, continuam a apresentar alguns problemas sobretudo a longo prazo: formação de tecido fibroso, migração e acumulação de secreções.


O projeto SaFe, promovido pela Moldes RP, realizado em consórcio com o Politécnico de Leiria e o Centro Hospitalar de Leiria e cofinanciado pelo COMPETE 2020 surge, assim, para «desenvolver uma nova gama de implantes traqueobrônquicos, que ultrapasse as limitações das soluções atuais, e assim, permitir uma taxa de sucesso superior na sua implantação», avança Rui Pinho, administrador da Moldes RP.


Conheça mais sobre este projeto inovador na newsletter do COMPETE 2020 #279 ver AQUI.

Fonte: Compete 2020