Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > Evento da OPEN MIND Evidenciou a Importância da Digitalização

Eventos

Evento da OPEN MIND Evidenciou a Importância da Digitalização

10 Novembro 2025

A digitalização e a automação enquanto motores de competitividade marcaram o tom do ‘Encontro OPEN MIND 2025’, realizado a 16 de outubro, no Aveiro Business Center, sob o tema “Inovação, experiência e networking na Indústria”. O evento reuniu profissionais e empresas para partilhar experiências reais de transformação produtiva e discutir como as soluções CAD/CAM e MES estão a redefinir a performance da indústria.




Promovido pela OPEN MIND Technologies Portugal, o encontro evidenciou o papel das ferramentas digitais na otimização da orçamentação, na maquinação de peças e na integração de sistemas, contando com a participação de clientes e parceiros que, salienta a empresa, estão a sentir resultados concretos na adoção tecnológica.


Na sessão de abertura, Marco Mendes, líder da equipa da OPEN MIND Portugal, apresentou a empresa e a sua visão estratégica. “Queremos ser o melhor e mais inovador software nas áreas de CAD/CAM e MES do mundo”, afirmou.


Com sede na Alemanha e 17 filiais em todo o mundo, a OPEN MIND posiciona-se como um parceiro tecnológico com compreensão holística da produção, integrando num único sistema o CAD/CAM, a máquina virtual e o MES, com ligação a soluções de terceiros.


“A integração profunda entre sistemas e a troca contínua de dados em tempo real permitem planear, controlar e otimizar toda a produção”, explicou Marco Mendes, sublinhando a aposta da empresa em processos inteligentes e interligados.


Também foram abordadas as soluções, Automation Center e Virtual Machining, comercializadas pela empresa, destacando o seu impacto na inovação, rentabilidade e competitividade. “O hyperMILL aumenta a fiabilidade, reduz tempos de programação e permite automatizar tarefas repetitivas, garantindo resultados rápidos, precisos e consistentes”, sublinharam. A apresentação reforçou que a automação e a partilha de conhecimento técnico são essenciais para acelerar processos e elevar a produtividade.




Experiências


Entre os oradores convidados, Gonçalo Sobral Martins, da SPSM Consulting, sistematizou as oportunidades no mundo dos Incentivos Financeiros, com aposta em fatores produtivos e tecnológicos, através do Portugal 2030 e do PRR. Abordou-se, ainda, um tema tão relevante como a Otimização Fiscal em IRC, no cerne das PME nacionais.


Já Emanuel Duarte, da HLink - Serviços e Consultoria IT, destacou as soluções de hardware, redes e sistemas, cloud e segurança que asseguram a integração e o máximo desempenho do hyperMILL nos ambientes produtivos. “A digitalização só é eficaz quando acompanhada por uma infraestrutura tecnológica sólida e segura”, defendeu.


Um dos momentos mais marcantes do evento foi a partilha de experiências por parte de empresas que optaram pelas soluções hyperMILL:


Luís Soares, da ASF Tooling, destacou os benefícios da automação e da eficiência operacional. Rui Manuel da Conceição, Nuno Santo e Fábio Cravo, da RMC, apresentaram casos práticos de aplicação das soluções CAD/CAM na metalomecânica, enquanto Fernando Pedrosa, da Vangest, abordou a eficiência na orçamentação, o 3D Probing e as estratégias de 5 eixos.


Em comum, os testemunhos evidenciaram a importância de investir em digitalização e integração de processos como fatores determinantes para melhorar a produtividade e reforçar a competitividade.


Contudo, a mensagem subjacente a todas as apresentações foi clara: o verdadeiro valor do investimento em soluções como o hyperMILL é potenciado pelo apoio contínuo e especializado da equipa técnica. Este suporte abrangente vai muito além da simples venda, garantindo um acompanhamento rigoroso após a implementação e a assistência diária necessária para que os clientes superem todos os seus desafios e extraiam o máximo de eficiência do software CAD/CAM.


O Encontro OPEN MIND 2025 foi também uma oportunidade de partilha de know-how e networking entre profissionais do sector, reforçando a ideia deque a inovação tecnológica é um caminho colaborativo. “A tecnologia só cria valor quando é usada para transformar processos e pessoas”, considerou Marco Mendes, resumindo as conclusões do evento.