
Jornada Tecnológica DIH4Global Automotive: Conectar a Indústria e a Inovação
O projeto DIH4Global Automotive, em parceria com a Cefamol, v (...)
16 Outubro 2025
15 Outubro 2025
A K 2025, a principal feira mundial do setor dos plásticos e da borracha, dia 15 de outubro, após oito dias intensos, superando as expectativas iniciais de um cenário económico adverso. Apesar das preocupações prévias, o evento em Düsseldorf transbordou otimismo e dinamismo, consolidando a imagem de um setor mais inovador, internacional e dedicado à sustentabilidade e à responsabilidade social.
Marius Berlemann, Chief Operating Officer da Messe Düsseldorf, destacou a importância da feira: “A K demonstrou mais uma vez a imensa força inovadora e o dinamismo deste setor. O enorme interesse internacional, a alta demanda por informações e a infinidade de conversas concretas sobre investimentos, incluindo muitos contratos fechados no local, sublinham a importância desta feira como uma plataforma global para soluções pioneiras e intercâmbio baseado em parcerias.” Berlemann acrescentou que a K 2025 funcionou como um “compasso indispensável em tempos incertos”, servindo como um ponto de lançamento para inúmeras inovações.
Sob o tema “O Poder dos Plásticos! Verde – Inteligente – Responsável”, a K 2025 reuniu 3.275 expositores de 66 nações, que apresentaram tecnologias, produtos e processos visionários em 18 pavilhões e áreas externas. A feira manteve uma participação robusta, atraindo mais de 175.000 visitantes comerciais de aproximadamente 160 países. A sua vocação global foi notória, com 73% dos visitantes vindos do exterior e mais de um terço de fora da Europa, com forte representação da China (6.300 visitantes) e Índia (6.400 visitantes), além de 10.000 visitantes dos EUA e Brasil. A alta proporção de profissionais com poder de decisão (67%) também sublinhou a qualidade do público."
Ulrich Reifenhäuser, Presidente do Conselho Consultivo de Expositores da K 2025, ressaltou a resiliência do setor: “O ambiente em que atualmente temos que navegar continua a ser bastante desafiador. Mas é especialmente em tempos como estes que a força da nossa indústria se torna visível.” Enfatizou que a K é o ponto de encontro trienal onde inovações são lançadas e parcerias são criadas, reforçando o papel essencial dos plásticos como o “material mais importante do nosso tempo”, impulsionando o progresso desde a medicina até à mobilidade e que, com melhorias na reciclagem e com conceitos circulares, se tornará cada vez mais sustentável.
A K 2025 abordou três temas centrais – “Shaping the Circular Economy”, “Embracing Digitalisation” e “Caring about People” – que tiveram grande ressonância com as atuais exigências. Fabricantes de máquinas e equipamentos demonstraram, por meio de sistemas ultramodernos e demonstrações ao vivo, como a eficiência e a economia de recursos podem ser otimizadas. O segmento das matérias-primas e dos auxiliares também impressionou com inovações, abrangendo desde materiais de base biológica e compostos reciclados até novos aditivos que combinam funcionalidade e sustentabilidade.
Em todos os pavilhões, era patente o empenho do setor em superar desafios e desenvolver soluções. As discussões entre os visitantes globais incidiram intensamente sobre a reciclagem, a economia de recursos, a circularidade, a digitalização, a automação, a inteligência artificial e o aumento da eficiência. A K 2025, deste modo, não só confirmou a sua posição de liderança, como também definiu a agenda para o futuro da indústria de plásticos e borracha, fomentando a inovação e a responsabilidade global.
A próxima feira irá realizar-se de 18 a 25 de outubro de 2028. Para mais informações visite: http://www.k-online.com/