Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Oerlikon Balzers integra projeto para revestimentos antibacterianos e antivirais no setor aeroespacial

Tecnologia & Inovação

Oerlikon Balzers integra projeto para revestimentos antibacterianos e antivirais no setor aeroespacial

10 Dezembro 2020

Combatendo a COVID-19: a Oerlikon Balzers é parceira num projeto de pesquisa conjunto para revestimentos antibacterianos e antivirais no setor aeroespacial


23 de novembro de 2020 – Vírus como o SARS-CoV-2 podem sobreviver por muito tempo em plásticos, que são amplamente utilizados em aeronaves. As soluções de revestimentos PVD da Oerlikon Balzers protegem ferramentas e componentes: os engenheiros da empresa têm muitos anos de experiência e ampla especialização no desenvolvimento de soluções para aplicações específicas na indústria médica. Como parceira num projeto de pesquisa internacional, a Oerlikon Balzers agora está a usar essa experiência, resultado de parcerias de longa data com especialistas médicos, universidades e clínicas universitárias, para desenvolver revestimentos antibacterianos e antivirais para componentes plásticos.


Quanto mais pessoas houver num local, maior será a probabilidade de que diferentes superfícies estejam contaminadas com micróbios, incluindo bactérias e vírus. Vírus como o SARS-CoV-2 podem sobreviver por muito tempo principalmente em plásticos, amplamente utilizados em componentes de aeronaves e a limpeza regular, mesmo com desinfetantes, pode não ser suficiente.


Vários estudos sobre por quanto tempo os vírus podem sobreviver em diferentes superfícies foram realizados. Ficou demonstrado que podem sobreviver por muito tempo (até três dias) em plásticos, mais do que em papel e metais. Este é um desafio para a indústria aeroespacial, pois o plástico é utilizado num grande número de componentes com o objetivo de reduzir o peso das aeronaves, torná-las mais eficientes e reduzir a sua pegada de carbono.


“A solução seria dar a certos revestimentos propriedades antimicrobianas e antivirais. Para bactérias, três abordagens já foram testadas: revestimentos que libertam gradualmente produtos antibacterianos, mas têm uma vida útil limitada; revestimentos bacteriostáticos, que impedem a deposição de bactérias e limitam a sua proliferação; e, finalmente, revestimentos bactericidas que matam bactérias por contacto. Uma solução poderia, portanto, ser um revestimento antimicrobiano em componentes de plástico que, provavelmente, serão tocados pelos passageiros, como prateleiras, bagageira, etc - em suma, todos os possíveis pontos de contacto que provavelmente encontrarão ao longo de um voo ”, explica Alain Denoirjean, Diretor de Pesquisa CNRS / HDR do Institut de Recherche sur les Céramiques (IRCER), que lidera o programa de pesquisa internacional RELIANT e do qual a Oerlikon Balzers é parceira.


O projeto RELIANT (pesquisa de revestimentos metálicos para proteção contra contaminação de superfícies de plástico por SARS-CoV-2) está a desenvolver uma solução antiviral e antibacteriana durável para proteger os plásticos usados em aeronaves. É um projeto interdisciplinar e um programa plurianual conduzido pelo laboratório de pesquisa conjunto “PROTHEIS”, que foi estabelecido pelo CNRS (Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica), da Universidade de Limoges, Safran (um importante ator no setores aeroespacial e de defesa) e a Oerlikon, um grupo líder de tecnologia global que projeta materiais, equipamentos e superfícies. Um dos principais focos do RELIANT são os testes biológicos em vírus reais SARS-CoV-2, usando a experiência do laboratório de segurança P3 do Hospital Universitário e da Universidade de Limoges.


Uma vez que o revestimento foi desenvolvido e confirmado com sucesso nos laboratórios de teste, também pode ser utilizado em muitas outras indústrias nas quais a Oerlikon Balzers está a operar, incluindo a indústria automóvel, a indústria médica e a indústria de plásticos e processamento de alimentos.


“Estamos muito orgulhosos por estarmos envolvidos neste projeto pioneiro, que não só beneficiará os nossos clientes e parceiros da indústria aeroespacial, mas também terá um impacto positivo direto na saúde da humanidade a longo prazo”, afirma Gilles Widawski, Presidente da Oerlikon França.


Como parceira num projeto de pesquisa internacional, a Oerlikon Balzers agora usa a sua experiência, resultado de parcerias de longa data com especialistas médicos, universidades e clínicas universitárias, para desenvolver revestimentos antimicrobianos para componentes plásticos no setor aeroespacial.


Mais informações podem ser encontradas no seguinte link: www.oerlikon.com/balzers/pt

Oerlinkon Balzers (imagem: iStock)