Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Europa suporta peso do conflito no Mar Vermelho

Economia & Mercados

Europa suporta peso do conflito no Mar Vermelho

23 Janeiro 2024

O conflito no Mar Vermelho, provocados pelos Houthis, está a afetar uma das mais importantes rotas mundiais de comércio marítimo, estando potencialmente a condicionar 40 % das trocas comerciais entre a Europa e a Ásia, avança a Euronews.


De acordo com o jornal Eco, estas perturbações estão a forçar as empresas de transporte a alterarem as suas rotas e seguirem por trajetos mais longos, a fim de evitarem os perigos da região, refletindo-se nos preços do transporte marítimo para as empresas portuguesas,


De acordo com a CNN, um relatório semestral do Banco Mundial informou que estas perturbações estão «a corroer a folga nas redes de abastecimento e a aumentar a probabilidade de estrangulamentos inflacionários». Esta situação reflete-se na alteração de rotas que as empresas de transporte marítimo se veem forçadas a implementar, seguindo trajetos mais longos a fim de evitarem os perigos da região (seis das dez maiores empresas de transporte marítimo de contentores - Maersk, MSC, Hapag-Lloyd, CMA CGM, ZIM e ONE - estão a evitar total ou parcialmente o Mar Vermelho); nos preços dos transportes para as empresas portuguesas, que mais que duplicam; e nos prazos de entrega que aumentam até 15 dias.



O que está acontecer no Mar Vermelho

Perante a situação na Faixa de Gaza, os Houthis iniciaram uma campanha contra Israel. Os Houthis são um grupo de rebeldes originários do Iémen, que se declaram parte do eixo de resistência liderada pelo Irão contra Israel, Estados Unidos e o Ocidente, alinhados com outros grupos armados como o Hamas e o Hezbollah.


Em novembro, o grupo sequestrou um navio de carga no Mar Vermelho e desde então já atacaram mais de duas dezenas de outros navios. Embora aleguem que os alvos sejam navios israelitas ou que se destinem aos portos daquele país, muitos dos ataques foram perpetrados contra navios que não têm qualquer ligação com Israel.


Fonte: BBC



As consequências para a Europa (fonte: Euronews)

Aumento dos custos de energia

Desde as sanções impostas pela União Europeia à Rússia, pela guerra com a Ucrânia, a Europa virou-se para o Médio Oriente para importação de petróleo, através do Canal do Suez. Um desvio resultante das perturbações no Mar Vermelho poderia levar a um aumento de 58 % a 129 % do tempo que os petroleiros demoram normalmente a percorrer as principais rotas mundiais, incluindo da Índia para a Europa e do Médio Oriente para a Europa.



Disrupção de cadeias de abastecimento

Mais de 15 % do tráfego marítimo mundial atravessa o Mar Vermelho, tornando-o uma das mais estratégicas vias navegáveis do mundo. Contudo, devido ao conflito, as empresas de transporte marítimo estão a redirecionar os seus navios por uma rota mais longa, através do Cabo da Boa Esperança, provocando um aumento das tarifas de transporte marítimo, uma vez que o custo por contentor aumentou entre 5000 e 8000 dólares (7312 euros), o que representa duas a cinco vezes mais do que a tarifa normal para esta época do ano. Além disso, o desvio acrescenta cerca de dez dias ou 3.500 milhas náuticas à distância habitual, o que se traduz num aumento dos prémios de seguro e atrasos nas entregas.


Fonte: CNN Portugal


Inflação e manutenção de taxas de juro elevadas

De acordo com a Allianz Trade, as perturbações poderão resultar num aumento de 0,7 % da inflação na Europa. Esta situação poderá também obrigar o Banco Central Europeu a manter as taxas de juro mais elevadas durante mais tempo.