Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Estará o cluster Engineering & Tooling preparado para enfrentar os desafios da Economia Circular?

Estratégia & Negócios

Estará o cluster Engineering & Tooling preparado para enfrentar os desafios da Economia Circular?

30 Julho 2021

O tema da emergência da transição climática está na ordem do dia, em particular decorrente do impacto que as alterações climáticas protagonizam em todo o planeta Terra, quer decorrente do impacto da escassez de recursos que nos últimos anos se tem agravado e refletido em todos os sectores económicos, industriais e sociais. A Economia Circular constitui um dos pilares para o combate às alterações climáticas e para um desenvolvimento mais sustentável do planeta.


O cluster Engineering & Tooling tem sentido de forma relevante o acentuar desta emergência climática. Por um lado, verifica-se um abrandamento da procura, em particular no sector automóvel, em grande parte resultante da indefinição no que se refere à motorização dos automóveis (ex.: híbrida ou elétrica), aos novos modelos de uso e partilha do automóvel. Acrescem as dificuldades devidas à escassez de matérias-primas, e consequentemente aumento dos custos, que foi agravada em 2020 pela situação pandémica decorrente da Covid-19 que conduziu à quebra de algumas cadeias de fornecimento.


Os aspetos referidos são meras constatações do que as empresas têm sentido de uma forma geral e procurado atenuar, através da procura de novos mercados e da adequação da sua produção à procura e oferta de matérias-primas, elevando igualmente os níveis de eficiência dos seus processos.


O CENTIMFE e a POOL.NET, enquanto Centro de Interface Tecnológico e Associação representante do cluster Engineering & Tooling, respetivamente, são duas entidades cuja missão é apoiar a indústria, nomeadamente pela promoção de atividades de investigação e desenvolvimento, de demonstração, formação, de vigilância tecnológica, de consultoria técnica especializada, de representação associativa e promoção junto de outros sectores e mercados e, nesta fase, pretendem ter um papel fundamental no apoio ao cluster Engineering & Tooling ao nível da adoção de princípios da economia circular. Neste âmbito, foi lançado um inquérito para obter informações úteis para traçar um perfil do sector e identificar ações futuras junto deste cluster. Este estudo decorreu durante o mês de março de 2021.


As empresas que responderam ao inquérito (48 empresas) têm atividades económicas baseadas na moldação por injeção (42%), fabricação de moldes ou ferramentas (35%) e outras atividades (engenharia, consultoria, I&D,…) (23%). Estas empresas têm como mercados principais os sectores automóvel, embalagem, eletrónica e utilidades domésticas, respetivamente.


Quanto à oportunidade que a empresa identifica na Economia Circular (fig. 2), verifica-se que cerca de 70% das empresas consideram que a adoção dos princípios da economia circular será benéfica por levar à redução do consumo de recursos, o que se repercutirá também ao nível da redução dos custos de produção. Apenas 40% das empresas identificam oportunidades ligadas à diversificação da oferta de produtos/ serviços.



CONTINUAR A LER >>>





Texto: Ana Pires e Dulcínia Santos (CENTIMFE)
Publicação: Revista Molde, 130 (pp. 36-38)