Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Tecnologia aporta excelência à indústria de moldes

Eventos

Tecnologia aporta excelência à indústria de moldes

25 Fevereiro 2022

´Tecnologia de Excelência para a Indústria de Moldes e Ferramentas’ foi o tema de um webinar que, promovido pela ISTMA (International Special Tooling and Machining Association), decorreu no dia 24 de fevereiro, tendo como oradores convidados Michael Kirbach e Markus Baeumler, da DMG MORI. Os dois apresentaram as tendências e soluções para a indústria, desenvolvidos pela empresa que representam, de forma a incrementar a digitalização nos processos, tendo como objetivos a redução de custos e o aumento da competitividade das empresas.


Perante uma plateia virtual composta por seis dezenas de profissionais do sector, oriundos de vários pontos do globo, Michael Kirbach salientou que a empresa tem apostado no desenvolvimento de tecnologias, trabalhando em conjunto com universidades e centros tecnológicos, de forma a disponibilizar soluções dedicadas a satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes, em setores tão diversos como a indústria automóvel, aeroespacial ou de dispositivos médicos. Esta é uma forma de atuar que, assegurou, permite ter atualizadas as soluções que disponibiliza ao mercado, assegurando uma resposta de excelência.


Michael Kirbach destacou ainda que a empresa está, constantemente, a ser desafiada pelos seus clientes, procurando as melhores formas de produzir, dando foco a questões como a qualidade e a rapidez, nas várias fases do processo produtivo dos moldes, incluindo o acabamento.


E as soluções que a DMG MORI apresenta, reforçou, pretendem constituir-se como fatores de incremento e sucesso dos negócios a médio e longo prazo. Produtividade, automatização e segurança são algumas das prioridades das tecnologias que apresentou, com a ‘Indústria 4.0’ a ocupar lugar de destaque.


Para além do fabrico mais convencional de moldes, a empresa tem também soluções na área do fabrico aditivo. Coube a Markus Baeumler apresentar algumas delas, incluindo a tecnologia DED que permite combinar, com vantagens, os processos aditivo e subtrativo.


Bob Williamson, Presidente da ISTMA, explicou que este webinar se integra num conjunto de ações que a associação vai desenvolver no decorrer deste ano, procurando dar a conhecer à indústria algumas soluções tecnológicas disponíveis para contribuir para a melhoria do processo de fabrico no sector de moldes e ferramentas.