Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > O poder da maquinação com múltiplos apertos

Sponsored

O poder da maquinação com múltiplos apertos

19 Dezembro 2023

No acelerado mundo da indústria de moldes, a eficiência e a produtividade são fundamentais, pelo que a procura por estratégias que permitam uma maior otimização das operações deverá ser uma constante. Neste contexto, será que a maquinação com apertos múltiplos vale a pena?


Se tempo é dinheiro, uma área em que se pode ganhar dinheiro é no setup e na programação. Neste artigo, vou abordar alguns dos benefícios dos apertos múltiplos e como esta estratégia pode otimizar a dinâmica e os processos de produção CNC.



PORQUÊ PRODUZIR COM APERTOS MÚLTIPLOS?

Os apertos múltiplos, aliados a um software CAD/CAM, permitem automatizar os processos de preparação e maquinação, para a produção de várias peças em simultâneo, com um único setup e total segurança.


Poderá ser feito com mesas com sistemas de auto-centramento, torres de aperto múltiplo ou sistemas de paletes, ou simplesmente colocando várias peças na mesa da máquina.


Com recurso a gémeos digitais no simulador do CAD/CAM, o processo é inteiramente controlado e automatizado para evitar colisões e garantir a máxima eficiência. As diferentes peças programadas são carregadas, posicionadas no sistema de aperto, processadas ao mesmo tempo e ordenadas em função da necessidade.


Independentemente do tipo de maquinação, é possível programar individualmente as peças, considerando os processos mais eficientes, com base nas definições estipuladas na empresa e guardadas no software CAD/CAM.



REDUÇÃO DRÁSTICA DO TEMPO DE SETUP

No cerne da maquinação com múltiplos apertos está a redução do tempo de setup e a maximização da produção. Isso é especialmente relevante para empresas com grandes volumes de produção, onde cada minuto conta e a poupança de tempo pode ir até aos 90 %. Isso significa menos ajustes manuais, trocas mais rápidas entre setups e, em última análise, maior utilização da máquina. É incrível a quantidade de tempo e de esforço que esta simples abordagem pode representar. Mas os benefícios vão além da rapidez.



MAIOR FLEXIBILIDADE E COMPETITIVIDADE

No atual cenário dinâmico da indústria de moldes, a flexibilidade é fundamental. O multisetup permite alternar rapidamente entre diferentes configurações, permitindo lidar com uma variedade maior de peças e responder às alterações exigidas pelos clientes. É uma solução que impõe uma maior versatilidade e agilidade ao negócio. E recorde-se que processos mais flexíveis tornam as empresas mais competitivas.



UTILIZAÇÃO OTIMIZADA DE FERRAMENTAS

Ao fabricar várias peças com um único setup, maximiza a utilização de ferramentas e reduz trocas desnecessárias, contribuindo para uma maior uniformização das mesmas e aumentando a eficiência geral. Produz assim mais peças em menos tempo, o que lhe permite aumentar a rentabilidade.



MELHOR QUALIDADE E PRECISÃO

Com o processo CAD/CAM automatizado, é possível produzir peças com maior precisão e consistência. E ao reduzir o número de apertos e ajustes necessários na produção, também reduz o risco de erros e inconsistências, resultando em peças de maior qualidade. De realçar que isso também é útil na produção de peças complexas e não necessariamente apenas em peças iguais ou semelhantes.



AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE

Ao reduzir o tempo de setup e aumentar a eficiência, também reduz os custos de mão de obra e o tempo de execução global. Com o setup múltiplo produz mais em menos tempo. Com este aumento da produção e com a redução do tempo de inatividade, naturalmente irá haver um impulso significativo na produtividade e, em última análise, na rentabilidade.



APESAR DAS VANTAGENS, SERÁ UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA O SEU NEGÓCIO?

A maquinação com apertos múltiplos é mais adequada para fabricantes que precisam produzir um grande volume de peças de reduzida dimensão e que procuram uma produção em máquina mais rápida e eficiente. É ideal também para quem produz peças de alta precisão.


Quando associada a um software CAD/CAM com uma tecnologia avançada em termos de automatizações, a maquinação com múltiplos apertos é um elemento transformador que pode otimizar significativamente as operações de produção CNC.


Com a capacidade de reduzir drasticamente o tempo de setup, aumentar a flexibilidade, otimizar a utilização de ferramentas e melhorar a qualidade, é uma estratégia altamente recomendada a empresas que procuram aumentar a sua capacidade de produção.


Finalizando, é importante analisar os tempos e os números para potencializar o uso das máquinas e agilizar os processos de preparação e programação da empresa e, assim, contribuir para alcançar a excelência operacional. Este é um desafio diário de inteligência organizacional, que deve envolver toda a estrutura da empresa.



Texto: Pedro Bernardo (Tebis Portugal)