Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Jovens do programa europeu ‘3M4EU’ visitaram Exposição “Esculpir o Aço”

Sector

Jovens do programa europeu ‘3M4EU’ visitaram Exposição “Esculpir o Aço”

16 Dezembro 2021

Meia centena de participantes, entre jovens alunos e docentes, que constituem o grupo de trabalho do programa europeu ‘3M4EU’, visitaram a exposição “Esculpir o Aço”, no dia 15 de dezembro, manifestando-se, no final, bastante impressionados com a história desta indústria.


O ‘3M4EU’ integra seis países (Portugal, Alemanha, Irlanda, Itália, Eslovénia e Croácia) e, no âmbito do programa Erasmus+, tem como foco o desenvolvimento de produtos reais utilizando novos materiais e métodos.


No âmbito do projeto, os jovens têm também oportunidade de viajar e conhecer a realidade dos outros países parceiros. Por isso, entre os dias 13 e 17 de dezembro, coube a Portugal – que é representado pelo Cenfim – acolher o grupo. Para muitos dos jovens, a visita ao espaço museológico e a uma empresa da indústria de moldes (que decorreu no mesmo dia) constituiu o primeiro contacto com este sector, tendo apreciado o seu grau de desenvolvimento tecnológico. A visita foi conduzida por António Rato, ex-profissional da indústria de moldes, com décadas de experiência e conhecimento desta arte.




Máquina Mágica

Carlos Silva e Jorge Maurício, do Cenfim, explicaram que este centro de formação profissional tem procurado, ao longo dos anos, envolver os seus formandos em projetos deste tipo. “É nosso objetivo incentivar esta partilha dos nossos jovens com novas realidades e culturas, que os despertem para novas formas de criar, pensar e fazer”, explicou Carlos Silva, coordenador do núcleo do Cenfim da Marinha Grande. Adiantou que neste projeto estão integrados jovens a frequentar os três anos de formação.


Todos os jovens que fazem parte do projeto europeu têm idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos e frequentam, em cada país, centros de formação profissional. Na prática, estes alunos estão, desde 2019, a desenvolver um conjunto de atividades e a partilhar conhecimentos, uma vez que cada instituição de ensino é especializada em diferentes áreas. Juntamente com os seus professores, vão criar seis caixas (uma por país) que, no final, são ligadas em rede, construindo uma ‘Máquina Mágica Móvel’: um mecanismo (uma esfera) que comunica de forma sequencial, fazendo com que mantenha um movimento contínuo entre os seis países.



O primeiro encontro do grupo teve lugar na Alemanha, em 2019. O objetivo era desenvolver vários encontros até final do projeto, no último trimestre de 2022. No entanto, a pandemia de Covid-19 veio alterar os planos. Depois de meses de interdições nas viagens, só recentemente foi possível recuperar a ação tal como foi delineada. Mas os jovens têm, agora, menos tempo para desenvolver o projeto.


Os próximos encontros estão agendados para Itália (fevereiro), Eslovénia/Croácia (maio) e Irlanda (setembro). É neste último, que coordena os trabalhos, que será apresentado o resultado final do projeto.


A Exposição “Esculpir o Aço” está aberta ao público de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 17h30, localizada no Edifício da Resinagem, no centro da Marinha Grande.